IVA nas vendas a clientes estrangeiros: UE, fora da UE, e o que declarar

IVA nas vendas a clientes estrangeiros: UE, fora da UE, e o que declarar

Financeiro

•

Última Atualização:

IVA nas vendas a clientes estrangeiros

O mesmo par de sapatos, vendido pela mesma empresa portuguesa, pode ter 4 tratamentos de IVA diferentes. Vendido a uma loja de calçado em Espanha, sai sem IVA e tem de constar de uma declaração própria. Vendido pela loja online a uma consumidora em França, pode levar IVA português ou IVA francês, consoante o que a empresa vendeu a particulares de outros países nesse ano e no anterior. Vendido a um distribuidor nos Estados Unidos, sai sem IVA, mas só se a empresa tiver os documentos aduaneiros que provam que os sapatos saíram da União. E vendido a um turista que os leva na mala, segue ainda outras regras. Para quem começa a vender para fora de Portugal, o IVA é muitas vezes a primeira surpresa desagradável. Não porque as regras sejam arbitrárias, mas porque dependem de 3 perguntas que a empresa nem sempre faz no momento da venda: o que estou a vender, bens ou serviços? A quem, a uma empresa ou a um particular? E para onde, para outro país da União Europeia ou para fora dela? O que se segue organiza a resposta a essas perguntas, caso a caso, com as regras em vigor, as menções que devem constar da fatura, as declarações a entregar e os erros que mais custam. É um guia para o empresário perceber o que está em jogo e fazer as perguntas certas ao contabilista, que continua a ser indispensável na análise de cada caso concreto, porque em IVA internacional há quase sempre pormenores próprios.

O mesmo par de sapatos, vendido pela mesma empresa portuguesa, pode ter 4 tratamentos de IVA diferentes. Vendido a uma loja de calçado em Espanha, sai sem IVA e tem de constar de uma declaração própria. Vendido pela loja online a uma consumidora em França, pode levar IVA português ou IVA francês, consoante o que a empresa vendeu a particulares de outros países nesse ano e no anterior. Vendido a um distribuidor nos Estados Unidos, sai sem IVA, mas só se a empresa tiver os documentos aduaneiros que provam que os sapatos saíram da União. E vendido a um turista que os leva na mala, segue ainda outras regras. Para quem começa a vender para fora de Portugal, o IVA é muitas vezes a primeira surpresa desagradável. Não porque as regras sejam arbitrárias, mas porque dependem de 3 perguntas que a empresa nem sempre faz no momento da venda: o que estou a vender, bens ou serviços? A quem, a uma empresa ou a um particular? E para onde, para outro país da União Europeia ou para fora dela? O que se segue organiza a resposta a essas perguntas, caso a caso, com as regras em vigor, as menções que devem constar da fatura, as declarações a entregar e os erros que mais custam. É um guia para o empresário perceber o que está em jogo e fazer as perguntas certas ao contabilista, que continua a ser indispensável na análise de cada caso concreto, porque em IVA internacional há quase sempre pormenores próprios.

Rafael Parreira

Rafael Parreira

As 3 perguntas que decidem tudo

As 3 perguntas que decidem tudo

Antes de pensar em taxas, isenções ou declarações, qualquer venda a um cliente estrangeiro deve passar por 3 perguntas, pela ordem certa.

Bens ou serviços? As regras de localização das operações, ou seja, as que determinam em que país se paga o IVA, são completamente diferentes para bens e para serviços. Nos bens, conta sobretudo para onde a mercadoria viaja. Nos serviços, conta sobretudo quem é o cliente e onde está estabelecido.

Empresa ou particular? Uma venda a um sujeito passivo de IVA, ou seja, uma empresa registada para efeitos de IVA, segue regras diferentes de uma venda a um consumidor final. Nas vendas entre empresas, o IVA tende a ser tratado pelo cliente no país dele. Nas vendas a particulares, é normalmente o vendedor quem tem de o cobrar, em Portugal ou no país do cliente.

União Europeia ou fora dela? Dentro da União, há regras harmonizadas e obrigações de comunicação entre administrações fiscais. Fora da União, as vendas de bens são exportações, com formalidades aduaneiras, e os serviços seguem regras próprias.


Empresa da UE

Particular da UE

Empresa fora da UE

Particular fora da UE

Bens

Transmissão intracomunitária isenta, com condições

Venda à distância: IVA de Portugal ou do país do cliente, conforme o limiar

Exportação isenta, com prova aduaneira

Exportação isenta, com prova aduaneira

Serviços, regra geral

Não tributado em Portugal: o cliente autoliquida

IVA português, salvo exceções

Não tributado em Portugal

IVA português, salvo serviços específicos

Esta tabela é o mapa geral. Cada célula tem condições e exceções, que as secções seguintes explicam. E há serviços com regras especiais, como os ligados a imóveis, transportes, eventos ou restauração, que convém analisar à parte.

Vender bens a empresas de outros países da União

É a situação mais comum para as PME exportadoras, e aquela em que as condições formais pesam mais.

A regra: isenção, se tudo estiver em ordem

A venda de bens a uma empresa de outro Estado-Membro, com transporte dos bens de Portugal para esse país, é uma transmissão intracomunitária de bens, isenta de IVA em Portugal nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º do Regime do IVA nas Transações Intracomunitárias. O cliente paga o IVA no seu próprio país, através do mecanismo de aquisição intracomunitária.

Mas a isenção não é automática. Depende de condições que, desde 2020, foram reforçadas pelas regras europeias de simplificação conhecidas como quick fixes:

  • O cliente tem de estar registado para efeitos de IVA noutro Estado-Membro e ter comunicado ao vendedor o seu número de IVA, que deve ser válido no sistema europeu VIES. Desde 2020, a validade deste número passou a ser uma condição material da isenção.

  • Os bens têm de ser efetivamente transportados de Portugal para outro Estado-Membro, pelo vendedor, pelo cliente ou por conta de um deles.

  • A venda tem de ser incluída na declaração recapitulativa, de que se fala mais à frente.

  • A empresa tem de conseguir provar o transporte, com documentos como a guia de transporte internacional, a fatura do transportador ou a declaração de receção do cliente.

A Autoridade Tributária detalhou estas condições, e os meios de prova do transporte, no Ofício Circulado n.º 30231/2021, de 28 de janeiro.

Se alguma destas condições falhar, a venda deixa de ser isenta, e a empresa pode ter de liquidar IVA português sobre uma operação que faturou sem imposto. Numa venda de 50.000€, isso pode significar 11.500€ de imposto à taxa normal do continente, que dificilmente se recuperam junto do cliente depois de a fatura estar paga.

Verificar o cliente antes de faturar

A verificação do número de IVA no VIES, o sistema da Comissão Europeia que permite confirmar se um número está ativo, deve ser feita antes de cada primeira venda a um cliente e repetida periodicamente. Guardar o comprovativo da consulta, com a data, é uma forma simples de proteger a empresa. Um número que era válido há 2 anos pode ter sido desativado.

A fatura

A fatura de uma transmissão intracomunitária isenta deve conter o número de IVA do cliente, com o prefixo do país, e a menção do motivo da isenção, com referência ao artigo 14.º do Regime do IVA nas Transações Intracomunitárias. Segundo o artigo 27.º do mesmo regime, estas faturas devem ser emitidas o mais tardar até ao 15.º dia do mês seguinte àquele em que os bens são postos à disposição do cliente, como recorda um parecer da Ordem dos Contabilistas Certificados.

As declarações

Estas vendas têm de ser comunicadas em 2 declarações:

  • A declaração periódica de IVA, no campo destinado às transmissões intracomunitárias e às prestações de serviços que constam das declarações recapitulativas.

  • A declaração recapitulativa, que identifica cada cliente e o valor das operações. Segundo o artigo 30.º do Regime do IVA nas Transações Intracomunitárias e as instruções da Autoridade Tributária, é entregue até ao dia 20 do mês seguinte ao das operações pelas empresas no regime mensal de IVA. As empresas no regime trimestral entregam-na até ao dia 20 do mês seguinte ao fim do trimestre, salvo se as transmissões intracomunitárias de bens ultrapassarem 50.000€ no trimestre em curso ou em qualquer dos 4 trimestres anteriores, caso em que passam a entregá-la mensalmente, de forma definitiva.

A declaração recapitulativa é a peça que permite à administração fiscal do país do cliente saber que ele comprou bens sem IVA e que deve pagar o imposto no seu país. Por isso, as discrepâncias entre o que a empresa portuguesa declara e o que o cliente declara são detetadas com facilidade.

Quando há devoluções de mercadoria ou notas de crédito, a declaração recapitulativa e, em certos casos, a declaração periódica têm de ser corrigidas. É uma obrigação que muitas empresas esquecem.

O Intrastat

Para além das declarações fiscais, as empresas que ultrapassem determinados valores anuais de expedições ou chegadas de bens para ou de outros Estados-Membros têm de entregar ao INE a declaração estatística Intrastat. Os limiares são fixados todos os anos, são diferentes para expedições e chegadas e são mais baixos na Madeira. Não é uma declaração fiscal, mas o incumprimento também tem consequências, e convém confirmar anualmente se a empresa está abrangida. A informação pedida inclui, entre outros elementos, a classificação de cada mercadoria segundo a nomenclatura combinada da União, o valor, a quantidade e o país parceiro, o que exige alguma preparação na primeira vez e um sistema de faturação que guarde estes dados por artigo.

Vender bens a particulares de outros países da União

Vender bens a particulares de outros países da União

A venda online a consumidores noutros Estados-Membros é a área que mais mudou nos últimos anos, e onde muitas lojas online ainda cometem erros.

O limiar de 10.000€

Desde 1 de julho de 2021, as vendas à distância de bens a particulares de outros Estados-Membros seguem uma regra comum a toda a União. Existe um limiar único de 10.000€ por ano civil, que soma as vendas à distância de bens a particulares de todos os outros Estados-Membros com os serviços de telecomunicações, radiodifusão e eletrónicos prestados a particulares desses países. Enquanto não for ultrapassado, nem no ano em curso nem no anterior, a empresa pode cobrar IVA português, como prevê o artigo 6.º-A do Código do IVA. Acima dele, tem de cobrar o IVA do país de cada cliente, à taxa em vigor nesse país, como explica o portal da Comissão Europeia sobre o balcão único.

Algumas notas importantes:

  • O limiar conta para o conjunto dos países, e não por país.

  • Quando é ultrapassado durante o ano, a tributação no destino aplica-se a partir da venda que o ultrapassa e mantém-se durante todo o ano seguinte.

  • A empresa pode optar por aplicar a tributação no destino mesmo abaixo do limiar, mas fica obrigada a manter essa opção durante, pelo menos, 2 anos civis.

  • O limiar aplica-se apenas a empresas estabelecidas num único Estado-Membro.

Um exemplo com números ilustrativos: uma loja online vende, até outubro, 8.000€ de produtos a particulares de vários países da União e 3.000€ de cursos em vídeo descarregáveis, que são serviços eletrónicos. O total é de 11.000€, e o limiar foi ultrapassado. A partir da venda que o ultrapassou, cada venda a um particular de outro Estado-Membro deve levar o IVA do país desse cliente, com as taxas que podem ser muito diferentes das portuguesas.

O balcão único

Cobrar o IVA de 26 países diferentes tornar-se-ia impraticável se a empresa tivesse de se registar em cada um. Para evitar isso existe o balcão único, conhecido pela sigla inglesa OSS, no chamado regime da União. A empresa regista-se em Portugal e entrega uma única declaração trimestral, onde indica as vendas e o IVA devido a cada Estado-Membro, e paga o total à Autoridade Tributária, que o distribui pelos outros países.

A declaração do balcão único é trimestral e deve ser entregue até ao fim do mês seguinte ao trimestre. Os registos das operações abrangidas devem ser conservados durante 10 anos. A adesão é opcional, mas a alternativa é registar a empresa para efeitos de IVA em cada país onde tem clientes, o que raramente compensa.

As taxas de cada país

Aplicar o IVA do país do cliente implica conhecer a taxa correta para cada produto em cada país. As taxas normais variam bastante dentro da União, e as taxas reduzidas aplicam-se a produtos diferentes em cada país. Um livro, um produto alimentar ou um produto infantil pode ter taxas muito diferentes consoante o destino. A plataforma de eCommerce deve estar configurada para aplicar a taxa certa por país e por produto, e isso deve ser verificado antes de o limiar ser atingido.

A internacionalização de uma loja online tem muitas dimensões, mas o IVA é das poucas em que um erro pode transformar uma operação rentável numa operação com prejuízo. Se a loja vende com preços finais iguais em todos os países, a margem varia com a taxa de IVA de cada destino.

Marketplaces

As vendas feitas através de plataformas eletrónicas têm regras próprias. Em certas situações, sobretudo quando os bens são importados de fora da União ou quando o vendedor não está estabelecido na União, a própria plataforma é considerada fornecedora para efeitos de IVA. Para uma empresa portuguesa que vende bens a partir de Portugal através de um marketplace, as vendas contam, em regra, para o limiar de 10.000€ e seguem as regras gerais. Convém confirmar com o contabilista e com as condições da plataforma o tratamento exato de cada caso.

Vender bens para fora da União

As vendas de bens com destino a países fora da União Europeia, incluindo o Reino Unido desde o Brexit, a Suíça, a Noruega ou os Estados Unidos, são exportações.

Isenção, com prova aduaneira

As exportações estão isentas de IVA nos termos das alíneas a) ou b) do n.º 1 do artigo 14.º do Código do IVA, consoante o transporte seja feito pelo vendedor ou pelo cliente. Mas, tal como nas vendas intracomunitárias, a isenção depende de prova.

O n.º 8 do artigo 29.º do Código do IVA exige que a isenção seja comprovada pelos documentos aduaneiros apropriados, que atestam a saída dos bens do território aduaneiro da União. Como explica um parecer da Ordem dos Contabilistas Certificados, a falta desses documentos obriga a empresa a liquidar o imposto correspondente.

Na regra geral, a exportação passa por uma declaração aduaneira, feita pela empresa ou por um despachante, e a empresa deve guardar a certificação de saída. Para encomendas de pequeno valor existe, desde 2025, uma alternativa mais simples: nas remessas postais e expresso de bens de valor não superior a 1.000€, não sujeitos a direitos de exportação, a isenção pode ser comprovada com o certificado de exportação simplificado, pedido no Portal das Finanças antes do envio, como explica o Ofício Circulado n.º 25078/2025. Enviar uma encomenda para fora da União sem uma destas formalidades deixa a empresa sem prova para a isenção.

O Reino Unido depois do Brexit

O Reino Unido é, desde 2021, um país terceiro para efeitos de IVA, e as vendas de bens para lá são exportações, com declaração aduaneira e prova de saída. Muitas empresas que vendiam para o Reino Unido como se fosse mais um mercado europeu tiveram de mudar os procedimentos. A Irlanda do Norte tem um regime especial para os bens, que continua a seguir, em vários aspetos, as regras da União. Antes de vender bens para qualquer parte do Reino Unido, convém confirmar com o contabilista ou o despachante qual o regime que se aplica ao destino concreto. Nos serviços, o Reino Unido é tratado como qualquer outro país fora da União.

O que o cliente paga à chegada

Nas exportações, o IVA não desaparece: é cobrado no país de destino, na importação, juntamente com eventuais direitos aduaneiros. Para o cliente, isto pode significar custos inesperados na entrega. Definir antes quem paga esses custos, e comunicá-lo com clareza, evita encomendas recusadas e clientes insatisfeitos. É uma questão comercial, mais do que fiscal, mas faz parte de qualquer estratégia de exportação.

O caso do turista

As vendas a turistas de fora da União que levam os bens na bagagem podem beneficiar de isenção, através de um regime próprio de reembolso ou isenção, com condições específicas e intervenção da alfândega à saída. É um regime com regras próprias, que convém conhecer se a empresa vende muito a turistas estrangeiros.

Vender serviços a clientes estrangeiros

Vender serviços a clientes estrangeiros

Nos serviços, as regras são diferentes e, em muitos casos, mais simples, desde que se identifique corretamente o cliente.

Serviços a empresas: a regra do cliente

A regra geral, prevista na alínea a) do n.º 6 do artigo 6.º do Código do IVA, é que os serviços prestados a um sujeito passivo são tributados no país onde o cliente tem a sua sede, estabelecimento estável ou domicílio. Uma empresa portuguesa que presta um serviço de consultoria, design ou programação a uma empresa de outro país, dentro ou fora da União, não liquida IVA português.

Quando o cliente é uma empresa de outro Estado-Membro, é ele que liquida o IVA no seu país, através do mecanismo de autoliquidação. A fatura portuguesa deve conter o número de IVA do cliente e a menção de que o imposto é autoliquidado pelo adquirente, e estas prestações de serviços também constam da declaração recapitulativa e do campo correspondente da declaração periódica.

Quando o cliente é uma empresa fora da União, o serviço também não é tributado em Portugal, mas não entra na declaração recapitulativa, que só abrange clientes de outros Estados-Membros. A fatura deve indicar o motivo pelo qual não foi liquidado IVA.

O ponto crítico é a prova de que o cliente é, de facto, uma empresa. Para clientes da União, a validação no VIES é a prova principal. Para clientes de fora da União, a empresa deve guardar elementos que comprovem a atividade empresarial do cliente, como o registo comercial ou um certificado da administração fiscal do país dele.

Quando o cliente não dá número de IVA

Um caso frequente: uma empresa de outro Estado-Membro pede um serviço, mas não indica número de IVA, ou indica um número que não é válido no VIES. Nessas situações, em regra, a empresa portuguesa não tem prova de que o cliente atua como sujeito passivo e deve tratá-lo como particular, liquidando IVA português. Faturar sem IVA a um cliente europeu sem número de IVA válido é assumir um risco que, numa inspeção, se paga com o imposto em falta. Se o cliente fornecer mais tarde um número válido, a situação pode ser regularizada, mas convém fazer esta verificação antes de faturar.

Serviços a particulares: em regra, IVA português

Quando o cliente é um particular, a regra geral, prevista na alínea b) do n.º 6 do mesmo artigo, é a tributação no país do prestador. Uma empresa portuguesa que presta um serviço a um particular estrangeiro, dentro da União, liquida em regra IVA português, como se o cliente estivesse em Portugal.

Há, porém, exceções importantes:

  • Serviços eletrónicos, de telecomunicações e de radiodifusão a particulares da União, como cursos online automatizados, subscrições de software ou conteúdos descarregáveis, seguem a regra do destino acima do limiar de 10.000€, e podem ser declarados através do balcão único.

  • Certos serviços a particulares fora da União, como os de consultores, engenheiros, advogados, economistas e contabilistas, publicidade e outros enumerados no n.º 11 do artigo 6.º do Código do IVA, não são tributados em Portugal, como explica um parecer da Ordem dos Contabilistas Certificados sobre regras de localização. Os serviços que não constam dessa lista continuam a ser tributados em Portugal, mesmo que o particular viva fora da União.

  • Serviços com regras próprias, como os relacionados com imóveis, transporte de passageiros, restauração, eventos culturais, desportivos ou educativos com presença física, e aluguer de meios de transporte, são tributados segundo regras específicas, muitas vezes no local onde são efetivamente prestados.

A distinção entre um serviço eletrónico e um serviço prestado por via eletrónica mas com intervenção humana significativa, como uma consulta por videochamada, é das mais delicadas nesta área, e tem consequências diretas no país onde se paga o IVA. Uma empresa que vende formação ou consultoria online a particulares de outros países deve analisar este ponto com o contabilista.

Casos que ajudam a fixar as regras

Os princípios ficam mais claros quando aplicados a situações concretas. Os casos seguintes são ilustrativos.

A agência de design com 3 clientes estrangeiros

Uma agência de design portuguesa faz, no mesmo mês, uma identidade visual para uma empresa em Espanha, um logótipo para um particular na Alemanha e um site para uma empresa nos Estados Unidos. Na primeira fatura, não liquida IVA, indica o número de IVA espanhol validado e a menção de autoliquidação, e inclui a operação na declaração recapitulativa. Na segunda, liquida IVA português, porque o serviço a um particular da União segue, em regra, a regra do prestador. Na terceira, não liquida IVA, indica o motivo e guarda prova de que o cliente é uma empresa, mas não inclui a operação na declaração recapitulativa. São 3 clientes e 3 tratamentos diferentes, todos corretos.

O fabricante que fatura em França e envia para a Suíça

Um fabricante português vende máquinas a uma empresa francesa, mas as máquinas são enviadas diretamente de Portugal para uma fábrica desse cliente na Suíça. O cliente é europeu, mas os bens saem da União. Como explica um parecer da Ordem dos Contabilistas Certificados sobre um caso semelhante, a operação tem a natureza de uma exportação, e a isenção depende dos documentos aduaneiros de saída, e não do número de IVA francês. Tratar esta venda como transmissão intracomunitária, com base apenas no país do cliente, seria um erro de enquadramento com consequências na prova da isenção.

A loja de cosmética que cresceu na Europa

Uma loja online de cosmética vendia sobretudo em Portugal, com algumas encomendas de particulares em Espanha e França. Num ano de crescimento, as vendas a particulares de outros países passam de 6.000€ para 25.000€. O limiar de 10.000€ é ultrapassado a meio do ano, e a partir daí a loja tem de cobrar IVA espanhol e francês, também durante todo o ano seguinte. Se não se aperceber a tempo, cada venda posterior ao limiar foi faturada com o IVA errado, e a correção implica declarar e pagar o imposto devido a cada país, muitas vezes sem o conseguir repercutir nos clientes. Um alerta mensal sobre o total acumulado teria evitado o problema.

O que declarar, em resumo

O que declarar, em resumo

Operação

Fatura

Declaração periódica

Declaração recapitulativa

Outras

Bens a empresa da UE

Sem IVA, com menção da isenção e número de IVA do cliente

Sim, no campo das operações intracomunitárias

Sim

Intrastat, se acima do limiar

Bens a particular da UE, abaixo do limiar

IVA português

Sim, como operação interna

Não

Não

Bens a particular da UE, acima do limiar

IVA do país do cliente

Não, se usar o balcão único

Não

Declaração trimestral do balcão único

Bens exportados

Sem IVA, com menção da isenção

Sim

Não

Declaração aduaneira com certificação de saída, ou certificado simplificado nas pequenas remessas

Serviços a empresa da UE

Sem IVA, com menção de autoliquidação

Sim

Sim

Não

Serviços a empresa fora da UE

Sem IVA, com menção do motivo

Sim

Não

Não

Serviços a particular, regra geral

IVA português

Sim

Não

Não

Esta tabela resume os casos mais comuns, mas não substitui a análise de cada operação. O preenchimento concreto dos campos da declaração periódica deve seguir as instruções oficiais da declaração, disponíveis no Portal das Finanças, e ser confirmado pelo contabilista, até porque os modelos são revistos periodicamente.

O outro lado: comprar a fornecedores estrangeiros

Muitas PME que ainda não vendem para fora já compram fora, muitas vezes sem se aperceberem das obrigações de IVA que isso implica. As mais comuns são as subscrições de software e os anúncios em plataformas digitais de empresas estabelecidas noutros países.

Quando uma empresa portuguesa compra serviços a um fornecedor de outro país, dentro ou fora da União, o serviço é, em regra, tributado em Portugal, porque é aqui que o cliente está estabelecido. Mas quem liquida o IVA é o adquirente, através da autoliquidação: a empresa portuguesa inscreve o IVA como liquidado e, se tiver direito à dedução, deduz o mesmo valor na mesma declaração. O efeito financeiro é muitas vezes nulo, mas a obrigação declarativa existe, e a sua omissão é uma infração.

O mesmo se passa com as compras de bens a empresas de outros Estados-Membros, que são aquisições intracomunitárias, com o IVA liquidado pela empresa portuguesa. Uma empresa que compra fora e não autoliquida tem um problema de IVA, mesmo que nunca tenha vendido para o estrangeiro. Rever as faturas de fornecedores estrangeiros com o contabilista é uma verificação simples que evita surpresas.

Os erros que mais custam

  • Faturar sem IVA a uma empresa da União sem confirmar o número de IVA no VIES.

  • Não conseguir provar o transporte dos bens para outro Estado-Membro, e perder a isenção.

  • Esquecer a declaração recapitulativa, ou entregá-la com valores diferentes dos da declaração periódica.

  • Não corrigir a declaração recapitulativa depois de devoluções ou notas de crédito.

  • Continuar a cobrar IVA português nas vendas online a particulares da União depois de ultrapassado o limiar de 10.000€.

  • Aplicar a taxa de IVA errada em cada país depois de passar para a tributação no destino.

  • Exportar bens sem declaração aduaneira nem certificado de exportação simplificado, ficando sem prova da saída.

  • Tratar como empresa um cliente estrangeiro que é, na verdade, um particular, ou o contrário.

  • Aplicar a exceção dos serviços a particulares fora da União a serviços que não constam da lista legal.

  • Tratar como serviço eletrónico uma consulta com intervenção humana, ou o contrário.

Cada um destes erros tem o mesmo padrão: a empresa trata a operação de forma mais favorável do que a lei permite e, anos depois, numa inspeção, é obrigada a pagar o IVA que não cobrou, com juros e eventualmente coimas. O IVA de uma venda internacional mal enquadrada sai quase sempre da margem da empresa, porque o cliente já pagou e não vai pagar outra vez.

Como organizar a empresa para vender lá fora

As regras de IVA internacional não se resolvem com memória. Resolvem-se com processos:

  • Uma ficha de cliente que identifique se é empresa ou particular, o país e, quando aplicável, o número de IVA validado no VIES, com a data da validação.

  • Regras no programa de faturação que apliquem automaticamente a menção e o tratamento corretos a cada tipo de operação, em vez de depender de quem emite a fatura.

  • Um arquivo de provas de transporte e de exportação, associado a cada fatura isenta.

  • Um acompanhamento mensal das vendas à distância a particulares da União, para saber com antecedência quando o limiar de 10.000€ vai ser atingido.

  • Um calendário de obrigações: declaração periódica, declaração recapitulativa, balcão único e Intrastat, com responsável por cada uma.

  • Uma conversa com o contabilista antes do primeiro cliente de cada tipo.

Os meios de pagamento online também entram nesta equação: saber de onde vem o pagamento ajuda a documentar o país do cliente, o que é particularmente importante nos serviços eletrónicos a particulares, em que a localização do cliente determina o país do IVA.

Para uma PME que começa a exportar, estas rotinas são tão importantes como a estratégia comercial. A internacionalização falha muitas vezes por pormenores administrativos que ninguém previu, e o IVA é o mais comum de todos. Conhecer as regras gerais do IVA para PME, as isenções e as taxas em vigor é o ponto de partida, mas as vendas internacionais exigem uma atenção própria.

A responsabilidade de enquadrar cada operação é da empresa, mesmo quando conta com um contabilista competente. Perceber as regras, e as consequências financeiras de cada erro, é parte da gestão financeira que a imersão CHECKMATE: Financeiro trabalha com empresários que querem crescer, dentro e fora de Portugal, sem surpresas fiscais.

Conclusão

Conclusão

Os sapatos do início continuam a ser os mesmos em todas as vendas. O que muda é a resposta às 3 perguntas: bens ou serviços, empresa ou particular, dentro ou fora da União. Com essas respostas, cada venda cai num enquadramento claro, com a fatura, a menção e as declarações que lhe correspondem. A dificuldade raramente está nas regras em si. Está em aplicá-las de forma consistente, venda após venda, quando a empresa passa de meia dúzia de clientes estrangeiros para centenas. As empresas que transformam estas regras em rotinas, com clientes bem identificados, faturas corretamente configuradas e provas arquivadas, vendem para fora com a mesma tranquilidade com que vendem em Portugal. As outras descobrem as regras no dia em que a inspeção lhes pede a prova que nunca guardaram.

NEWSLETTER

Conteúdos exclusivos
para empresários que
desejam crescer rápido.

Recebe no teu e-mail estratégias, ferramentas e insights para liderares com mais clareza e cresceres com consistência.

NEWSLETTER

Conteúdos exclusivos
para empresários que
desejam crescer rápido.

Recebe no teu e-mail estratégias, ferramentas e insights para liderares com mais clareza e cresceres com consistência.

NEWSLETTER

Conteúdos exclusivos
para empresários que
desejam crescer rápido.

Recebe no teu e-mail estratégias, ferramentas e insights para liderares com mais clareza e cresceres com consistência.

NEWSLETTER

Conteúdos exclusivos
para empresários que
desejam crescer rápido.

Recebe no teu e-mail estratégias, ferramentas e insights para liderares com mais clareza e cresceres com consistência.